segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Gabriel Alencar: promessa literária que já começa a se cumprir

Imagine receber dois prêmios no primeiro concurso literário em que se inscreveu. Imagine ainda, às vésperas de se inscrever, não ter um dos textos prontos e se ver obrigado a pesquisar na internet as características que um conto deve ter. Pare de imaginar: esse talento existe e se chama Gabriel Alencar, primeiro lugar na categoria Poesia e terceiro na categoria Conto, do Concurso Literário Aldenor Pimentel (2016), restrito a autores de Roraima.

Fonte: acervo pessoal (Gabriel Alencar)
Não para por aí: além disso, no ano seguinte, ele ficou em segundo lugar na categoria Conto do mesmo concurso, agora denominado Concurso Literário Internacional Palavradeiros. Dessa vez, só não voltou a ser premiado em Poesia porque, nesta edição, a categoria foi exclusiva para estudantes de ensino fundamental e médio de Roraima. Graduado em Relações Internacionais, atualmente, Gabriel cursa Mestrado em Sociedade e Fronteiras.

Gabriel Alencar era uma promessa. Mas, passado pouco mais de um ano de sua “revelação”, já mostra a que veio. Ficou em 10º lugar no III Concurso Cultural de Microcontos da Biblioteca do IFSP (Araraquara), categoria “Humor”, e teve vários contos e poemas publicados em sites literários.

Músico e escritor, aventura-se na ficção científica, fantasia, drama e humor. Aliás, seus textos dialogam como ninguém com a nova geração de um modo que nenhum dos renomados escritores do Estado conseguem. Se quiser, Gabriel Alencar será um grande nome da literatura de Roraima, para a nossa alegria!

Obs.: O conto Corrida Noturna e o poema Calo no Pé, de Gabriel Alencar, podem ser lidos na antologia do II Concurso Literário Internacional Palavradeiros, que pode ser baixada gratuitamente clicando aqui

Leia também:

Para ler resenhas de livros de Roraima, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário